A partir do dia 20 de março, começa em todo o Hemisfério Sul a época de outono. O período é uma transição entre o verão e o inverno. Ao longo dos próximos meses, fatores como o aumento dos ventos, diminuição na umidade do ar e variações bruscas de temperatura, aliados à poluição, podem afetar diretamente o sistema imunológico das pessoas, e consequentemente, podendo trazer problemas aos olhos.
Problemas como as alergias e olho seco podem ser mais comuns. Sintomas como a vermelhidão dos olhos, irritação, coceira, sensação de areia nos olhos e visão borrada devem ser observados com atenção. Sem o tratamento adequado, podem causar sequelas em regiões como a córnea, precisando de cirurgias corretivas em casos mais extremos.
Os principais métodos de prevenção são:
A automedicação não deve ser feita. Em caso de suspeita de problemas é fundamental que o paciente busque um oftalmologista.
Outro problema recorrente nessa estação é a conjuntivite. Por definição, a conjuntivite é a inflamação da parte branca dos olhos, que é revestida por uma membrana chamada conjuntiva. Isso pode ocorrer por conta de reações alérgicas ou por infecção, de vírus ou bactéria. Como explicamos nesse outro artigo.
No caso da conjuntivite é importante que o paciente lave as mãos com frequência, não compartilhe lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal, evitar coçar os olhos e trocar as fronhas de travesseiros todos os dias. Esses cuidados precisam ser reforçados caso a pessoa tenha passado por algum procedimento, como uma cirurgia de catarata, por exemplo.
Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.