fbpx

Cirurgia de Catarata

CATARATA

Você sabia que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata?

Isso ocorre porque as células que formam o cristalino envelhecem ao longo do tempo, assim como acontece com os cabelos e a pele. Quando essas células ficam opacas é o que se chama catarata senil. Na imagem abaixo está ilustrada como fica a visão de uma pessoa que começa a perceber esses sintomas:

DEFINIÇÃO

A catarata é a opacificação do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Como consequência, o portador de catarata terá dificuldade de enxergar com nitidez, e em alguns casos poderá até perder totalmente a visão. A doença é mais comum após os 50 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

No Vista Hospital da Catarata, o paciente fará os exames oftalmológicos de rotina, inclusive o Aberrômetro – OPD SCAN III, a fim de identificar as possíveis irregularidades ópticas que estão prejudicando a visão. Por meio deste aparelho, é possível detectar a presença e o grau da catarata e definir a melhor lente a ser utilizada em caso de procedimento cirúrgico.

A imagem abaixo ilustra a anatomia do olho normal e do olho com sinais de catarata.

OLHO SAUDÁVEL

OLHO COM CATARATA

SINTOMAS

A maioria das pessoas com mais de 50 anos já tem catarata, ainda sem sintomas. A vista cansada ou dificuldade para enxergar de perto já indicam o envelhecimento do cristalino.

Geralmente os sintomas iniciais da catarata são atenuados com o uso de óculos. Em casos mais avançados estão entre os sintomas a visão embaçada (como se estivesse em um ambiente cheio de fumaça), sensibilidade à luz, incapacidade de enxergar com pouca luz, visão com brilho, visão dupla, perda parcial ou total da visão. Em muitos casos, o portador da enfermidade pode ter dificuldades de distinguir cores, formas e até expressões faciais.

TRATAMENTOS

O tratamento da catarata é feito através de uma cirurgia corretiva, que com as tecnologias atuais é prática e segura, se realizado por profissionais capacitados.

A Facectomia por Facoemulsificação é o método mais moderno de extração do cristalino. Hoje também temos a assistência do Laser para incisões e fragmentação do cristalino, em casos especiais. A anestesia é feita por colírio, associada a sedação leve. A retirada da catarata é realizada por uma micro incisão. A energia emitida pela caneta ultrassônica possibilita fragmentar e aspirar o cristalino opaco. Após este procedimento, é inserida a lente intraocular. Na maioria dos casos não há necessidade de pontos ou curativo. O tempo de recuperação varia de acordo com cada indivíduo. E, na maioria dos casos, a visão do paciente é totalmente reestabelecida.

LENTE INTRAOCULAR

Essa lente, além de eliminar a Catarata, também corrige outras alterações refrativas, como Miopia, Astigmatismo, Presbiopia e Hipermetropia.

Com o implante da lente multifocal, grande parte dos pacientes ficará independente dos óculos. Em muitos casos, a vista do paciente fica melhor do que era antes do surgimento da catarata. Isso porque as lentes multifocais permitem um melhor foco em curta, média e longa distância, tornando a visão mais nítida e as cores mais vivas.

Programa #AgoraEuPosso

Se você já detectou a catarata e está sem plano de saúde, você pode participar do Programa #AgoraEuPosso. Com ele, você terá acesso à cirurgia de catarata por um preço bastante acessível.

É possível receber tratamento médico da melhor qualidade, usufruindo do que há de melhor em tecnologia e com um atendimento humanizado e personalizado, com condições que cabem no seu bolso. Essa á a oportunidade que faltava para você voltar a ter uma visão saudável.

Top