Aqui estão algumas razões pelas quais você pode querer considerar fazer uma cirurgia de catarata
Por qual motivo fazer uma cirurgia de catarata

Obesidade pode acarretar problemas de visão

Pessoas com obesidade se tornam grupo de risco para catarata, glaucoma e DMRI

A obesidade é um problema de proporções mundiais. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que, em 2025, 700 milhões de pessoas sejam obesas. No Brasil, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde, essa doença crônica teve um aumento de 67,8% nos últimos treze anos, atingido quase 20% de toda a população no ano de 2018. Como consequência, pessoas nessas condições acabam se tornando grupo de risco para uma série de doenças, entre elas, problemas de visão.

Uma das doenças ligadas à vista em que a obesidade é um grupo de risco é a catarata. O acumulo de substâncias como proteínas e até a glicose na região do cristalino, acaba criando uma opacidade, que configura a catarata. Caso esse quadro não seja diagnosticado precocemente e a cirurgia para correção seja realizada, a pessoa com a catarata terá sua visão afetada gradativamente podendo ficar cega.

Outro problema de visão que pode ocorrer com mais facilidade caso você seja obeso é o glaucoma. A hiperglicemia, que também ocorre com os diabéticos, pode causar o acúmulo de glicose e outras substâncias na região do nervo óptico, que está ligada à pressão ocular elevada. As lesões excessivas no nervo óptico danifica a visão, podendo levar a cegueira irreversível. Diferente da catarata, que tem a cirurgia, o glaucoma precisa ser controlado através de tratamento prescrito pelo oftalmologista.

Já a Degeneração Macular Relacionada à Idade, DMRI, é outro problema de visão em que os obesos são grupo de risco. Assim como nos outros dois exemplos, uma concentração dos produtos de glicação podem afetar a região da retina, causando problemas na vista.

Em todos esses casos, se o paciente também for portador de diabetes o risco é ainda maior.

Por isso, cuide da sua saúde através de uma alimentação balanceada e exercícios físicos. Busque ajuda de profissionais para ter as orientações corretas, e não deixe de se consultar com um oftalmologista com regularidade para verificar a saúde de seus olhos.