Aviso de Política de Privacidade do Site

No VISTA HOSPITAL DA CATARATA, temos o compromisso com a proteção dos dados pessoais que utilizamos em nossas atividades. Foi com isso em mente que criamos a nossa Política de Privacidade que apresenta informações claras e transparentes sobre o tratamento de dados pessoais e as formas como protegemos os dados e seus titulares. Este aviso de política de privacidade informa sobre os dados que coletamos de você quando você usa nosso site. Ao coletar essas informações, estamos agindo como um controlador de dados e, por lei, somos obrigados a fornecer informações sobre nós, sobre por que e como usamos seus dados e sobre os direitos que você tem dos seus dados.

1- Quem somos?

Nós somos o VISTA HOSPITAL DA CATARATA - Nosso endereço fica no Centro Médico Marra, QSA 02 Lote 02/03 Centro Médico Marra, Brasília DF, CEP: 72.015-020. Você pode nos contatar por correio no endereço acima, ou por e-mail em lgpd@vistacatarata.com.br. Os detalhes de contato do nosso responsável pela proteção de dados são: Gresiele Santos – e- mail: lgpd@vistacatarata.com.br

2- Como usamos suas informações?

Quando você usa nosso site;
Quando você envia uma resposta através do nosso site;
Quando você acessa nosso site;
Seus direitos como titular de dados;
O seu direito de reclamar;
Atualizações para esta política de privacidade.

2.1 Quando você usa nosso site:

Quando você usa nosso site para navegar em nossos serviços e visualiza as informações que disponibilizamos, vários cookies são usados por nós e por terceiros para permitir que o site funcione coletar informações úteis sobre os visitantes, ajuda a tornar sua experiência de usuário melhor.

Alguns dos cookies que usamos são estritamente necessários para o funcionamento do nosso site, e não pedimos o seu consentimento para colocá-los no seu computador. Esses cookies são mostrados na política de cookies.

No entanto, para os cookies que são úteis, mas não estritamente necessários, pediremos o seu consentimento antes de colocá-los. Assim como os cookies que usamos, vários terceiros também os colocam no seu computador, novamente com o seu consentimento. Estes também são mostrados na política de cookies.

Você sabe o que são cookies?

São pequenos arquivos que armazenam temporariamente preferências identificadas do usuário ao visitar determinado site, permitindo que sejam memorizados dados relacionados ao computador ou outro dispositivo utilizado pelo Usuário em navegações anteriores, otimizando a sua interação com a plataforma.

Para mais informações sobre o uso de cookies, consulte nossa política de cookies.

Quando você envia uma consulta/resposta através do nosso site, solicitamos seu nome, telefone de contato, e e-mail.

Usamos essas informações para responder à sua consulta, incluindo o fornecimento de informações solicitadas sobre nossos serviços. Também podemos lhe enviar e-mai várias vezes após a sua consulta, a fim de dar seguimento ao seu interesse e garantir que o tenhamos respondido de maneira satisfatória. Faremos isso com base em nosso interesse legítimo em fornecer informações precisas antes de uma consulta.

Sua consulta é armazenada e tratada de modo que somente permanecerá em nosso banco de dados para possível encaminhamento de assuntos do seu interesse, como por exemplo, informativos de campanhas de saúde, ou acerca de tratamentos mais modernos, ou para tirar dúvidas, fornecer informações e suporte, processar solicitações, envio de novos serviços ou produtos, realização de pesquisas e também informações importantes sobre atualizações de nossos termos, condições e procedimentos.

Os dados colhidos da consulta não serão compartilhados com terceiros, a não ser que você venha efetivamente se tornar paciente da clínica, e seus dados poderão, possivelmente, serem compartilhados com nossos operadores, e convênios, bem como no intuito de cumprir obrigação legal ou ordem judicial, ou demanda regulatória a exemplo da Anvisa, CRM, CFM.

Nós não usamos as informações que você fornece para fazer quaisquer decisões automatizadas que possam afetar você.

Mantemos o seu e-mail de consulta por dois anos, após os quais são arquivados e mantidos em segurança por cinco anos, quando os excluímos. Registros de CRM são mantidos por vinte anos após o último contato com você.

2.2.1- Quais Dados Pessoais são coletados

a) O que são dados pessoais? Dado pessoal é qualquer informação que possa identificá-lo(a) de maneira direta ou indireta, tais como dados cadastrais, preferências, dados sobre utilização de serviços vinculados à sua pessoa e identificadores eletrônicos.

2.2.2- Como e para que utilizamos dados pessoais?

a) REALIZAR EXAMES E PROCEDIMENTOS CORRELATOS: coletamos dados fornecidos por você para a realização e entrega de resultados de exames, bem como para enviar comunicações necessárias sobre andamento e agendamento de exames e cirurgias. Essas coletas irão ocorrer, basicamente, para que possamos prestar adequadamente os serviços ofertados.

b)CUIDADOS PREVENTIVOS: podemos coletar e tratar dados necessários para prover os serviços de cuidados preventivos à saúde do paciente, no caso de realização de algum procedimento cirúrgico ou exame que demanda algum preparo.

c) CONCEDER DESCONTOS A OUTROS SERVIÇOS DA CLÍNICA: caso você tenha realizado exame ou cirurgia recentemente em nossa clínica ou seu perfil esteja alinhado com o serviço social, nós poderemos utilizar o seu nome, telefone e e-mail e você poderá ser impactado por e-mail, SMS ou Whatsapp com um desconto promocional para aquisição de novos serviços.

d)MANTER VOCÊ INFORMADO (A): alguns dados podem ser coletados por meio de nossos canais para manter você informado a respeito do andamento ou agendamento dos serviços que foram contratados.

e) RESPONDER DÚVIDAS, SOLICITAÇÕES E FORNECER SUPORTE: quando você entrar em contato conosco, trataremos seus dados pessoais para processar as suas solicitações, fornecer as devidas informações e suporte para uso das nossas plataformas, bem como tirar dúvidas sobre nossos produtos e serviços.

f) ENVIAR INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS: enviaremos comunicações a respeito de novos serviços, eventos e oportunidades promovidas pela nossa empresa, promover ações de engajamento e autoconhecimento, além de disponibilizar programas de monitoramento, dicas e orientações sobre aspectos de saúde. Além disso, também enviaremos informações importantes sobre a atualização de nossos termos, condições e procedimentos.

g)CUMPRIR OBRIGAÇÃO LEGAL OU ORDEM JUDICIAL: em algumas situações, precisaremos compartilhar informações (que podem incluir dados pessoais e dados sensíveis) para fins de cumprimento de uma demanda regulatória, ordem legal ou judicial ou previsão legal com Anvisa, Conselho Federal de Medicina e outras entidades, quando legalmente requerido.

Na prestação de nossos serviços e utilização de nossas plataformas, poderão ser coletados os seguintes tipos de dados pessoais:
• Dados Cadastrais, RG, CPF;
• Dados de Saúde;
• E-mail;
• Cookies;
• Dados da Tele consulta ou tele orientação

2.2.3- Com quem compartilhamos seus dados pessoais?

a) PARCEIROS: para fornecer nossos serviços, podemos compartilhar dados pessoais com outras empresas, tais como operadoras de saúde, provedores de hospedagem, plataformas de prescrição digital e meios de pagamento.

b) AUTORIDADES EM PROCEDIMENTOS JUDICIAIS OU ADMINISTRATIVOS: esse tipo de compartilhamento de dados pode ser necessário para se cumprir uma obrigação legal, regulatória, ordem judicial ou resguardar direitos.

c) MÉDICOS OU PROFISSIONAIS DE SAÚDE: poderemos compartilhar seus dados de saúde e dados de prontuário das nossas plataformas digitais com seu médico ou outros médicos que precisem ter acesso aos seus dados para realização de consultas que poderão acessá-los em um canal específico para agilizar seu atendimento, potencializando uma melhor conduta clínica pelo profissional de saúde.

d) OUTRAS PESSOAS QUE VOCÊ INDICAR: poderemos compartilhar seus dados de saúde e dados de prontuário das nossas plataformas digitais com qualquer pessoa que você indicar, mediante autorização prévia que será analisado pelo Responsável Técnico, e que você poderá acessá-los em um canal específico para agilizar seu atendimento e outras finalidades.

e)TERCEIROS: Determinadas bases de dados podem ser disponibilizadas a terceiros, que sejam parceiros de negócio estratégicos para o benefício e geração de resultados mútuos, tais como o fornecimento ou melhora de nossos produtos, serviços e propaganda. A base de dados não será compartilhada para propósitos de marketing por terceiros.

f) OPERADORAS DE SAÚDE: esse tipo de compartilhamento de dados é necessário para cumprimento de auditoria médica e faturamento em cumprimento a Resolução CFM 1614/2001 e Resolução Normativa no 305/2012 da ANS e gestão de saúde para realização da coordenação de cuidado do paciente.

2.2.4- Por quanto tempo retemos seus dados pessoais?

Seus dados são mantidos pelo tempo necessário para cumprir com as finalidades para as quais os coletamos, bem como para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, levando em conta também a eventual necessidade de utilização em processos judiciais, administrativos ou arbitrais.

2. 3 Seus Direitos como Titular de Dados

Você possui direitos relativos à privacidade e à proteção dos seus dados pessoais, podendo solicitar o acesso, retificação e até se opor ao uso dos seus dados pessoais. Como medida de segurança, para garantir que os dados pessoais não sejam divulgados a qualquer pessoa, talvez seja necessário que você nos forneça previamente informações específicas suas para nos ajudar a confirmar sua identidade.

Por lei, você pode nos perguntar quais são as informações que temos sobre você, e você pode nos pedir para corrigi-las se elas forem imprecisas. Se solicitarmos seu consentimento para processar seus dados pessoais, você poderá retirar esse consentimento a qualquer momento, desde que não estejam previstos nos fundamentos legais de período mínimo para retenção de dados, a exemplo da norma do CRM, que estipula o prazo de 20 anos para guarda de informações dos pacientes.

Se estivermos processando seus dados pessoais por motivos de consentimento ou para cumprir um contrato, você pode nos solicitar uma cópia das informações em um formato legível para que você possa transferi-las para outro provedor. Se estivermos processando seus dados pessoais por motivos de consentimento ou interesse legítimo, você poderá solicitar que seus dados sejam apagados.

Você tem o direito de nos pedir que interrompemos o uso de suas informações por um período de tempo, se acreditar que não estamos fazendo isso legalmente nos casos em que houve o consentimento.

Finalmente, em algumas circunstâncias, você pode nos pedir para não tomar decisões, que afetem você, usando o processamento automatizado ou o perfil. Para enviar uma solicitação sobre seus dados pessoais por e-mail, correio ou telefone, use as informações de contato fornecidas acima na seção Quem Somos desta política.

2.4 O seu direito de reclamar

Se você tiver uma reclamação sobre o uso de suas informações, preferimos que você entre em contato diretamente conosco para que possamos encaminhar sua reclamação. Leia a versão completa da nossa Política de Privacidade ou entre em contato por meio do Portal de Relacionamento no endereço: lgpd@vistacatarata.com.br

2.4.1 Palavras que você pode encontrar por aqui e precisa saber

a)ANONIMIZAÇÃO- Utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo.

b) CONSENTIMENTO- Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.

c) CONTROLADOR - Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem às decisões referentes ao tratamento de dados pessoais.

d) DADO PESSOAL Toda e qualquer informação relacionada à pessoa natural (física) identificada ou identificável. Ou seja, o conceito abrange informações diretas, como nome, RG, CPF e endereço, bem como indiretas, como dados de localização e demais identificadores eletrônicos.

e) DADO PESSOAL SENSÍVEL- Dados sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

f) ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (DPO – Data Protection Officer). Pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

g)OPERADOR- Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador.

>h)TITULAR DOS DADOS PESSOAIS Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objetos do tratamento.

i) TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS - Toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle de informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

2.5 Atualizações para esta política de privacidade

Revisamos regularmente e, se apropriado, atualizamos esta política de privacidade de tempos em tempos, e conforme nossos serviços e uso de dados pessoais evoluem. Se quisermos usar seus dados pessoais de uma forma que não identificamos anteriormente, entraremos em contato para fornecer informações sobre isso e, se necessário, solicitar o seu consentimento.

Atualizaremos o número da versão e a data deste documento toda vez que ele for alterado.

O nosso Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, Gresiele Santos, e sua equipe de Privacidade terão o prazer em atendê-lo através do formulário disponível aqui. Através do formulário, você poderá exercer seus direitos de titular e realizar solicitações tais como: quais informações coletamos e processamos, sobre você e quais razões e propósitos para esses processamentos.

Ressaltamos que o VISTA HOSPITAL DA CATARATA segue rigorosamente as normas de privacidade e proteção de dados pessoais, e assumimos o compromisso de fazer o possível para esclarecer todas dúvidas e solicitações sobre o assunto.

3 Aplicação da política e sanções

Desvios às políticas da empresa poderão acarretar medidas disciplinares cabíveis, permitidas na legislação vigente e conforme a Política de Gestão de Consequências.

Documento atualizado pela última vez em 22 de setembro de 2021.