No calendário da comunidade do oftalmológica, o mês de junho relembra uma doença rara, mas que pode causar danos expressivos na vista. Durante o chamado Junho Violeta, debates sobre o Ceratocone. Mas afinal, o que é essa condição que pouco ouvimos falar?
O Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que atinge a estrutura da córnea, região do olho anterior e transparente que além de proteger o olho, ajuda a foca a luz através da pupila, como uma espécie de lente fixa. Com o desenvolvimento da doença, essa camada sofre uma redução na espessura da parte central, formando uma saliência em formato de cone.Essa condição é rara, atinge cerca de 150 mil pessoas anualmente no Brasil, podendo atingir os dois olhos de maneiras assimétricas. Isso significa que um dos olhos pode ser mais comprometido do que o outro.
E como a doença afeta o olho? Com essa mudança no formato da córnea, os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes é o aumento progressivo da perda de visão, com distorções e vista borrada, obrigando que a pessoa troque com frequência o grau da lente dos óculos.Outros sintomas que costumam acompanhar essa perda de visão é a sensibilidade a luz, o comprometimento da visão noturna, visão dupla e a formação de várias imagens do mesmo objeto.O diagnóstico é feito à partir do levantamento do histórico do paciente. O exame para detectar se há o problema é feito na lâmpada de fenda, que permite analisar o olho em detalhes, da camada externa chegando até o nervo ótico.
Há outros procedimentos complementares, como a topografia computadorizada da córnea e paquimetria corneana, que ajudam a determinar o grau em que a doença se encontra e determinar melhor o tratamento.O tratamento no início deve ser feito apenas com o uso de óculos. O avanço do ceratocone no entanto, faz com que o paciente precise usar uma lente que corrige o erro.Ainda não há comprovações sobre maneiras efetivas de prevenir o ceratocone, mas evitar coçar os olhos, tratar determinadas alergias dermatológicas, asma e rinite alérgica podem ajudar. Por isso, é fundamental ir ao oftalmologista regularmente para fazer a avaliação da condição dos olhos.Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.
Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.