chocolate
O chocolate e os benefícios para a visão
6 mitos sobre a visão que você precisa conhecer!

Cirurgia de catarata e redução no risco de demência

cirurgia de catarata

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira mundo, e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 28,7% dos brasileiros com 60 anos são acometidos com a doença.

Por si só, a catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, ou seja, a lente natural do nosso olho, deixando a visão embaçada, causando diversos sintomas e diminuindo a qualidade de vida dos pacientes.

Sendo assim, o JAMA Internal Medicine realizou uma pesquisa para compreender a correlação entre a cirurgia de catarata e a redução no risco de demência em pessoas idosas.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa e as vantagens da cirurgia de catarata, acompanhe este artigo até o final.

Estudos sobre a relação entre catarata e redução no risco de demência

Segundo a pesquisa realizada pelo JAMA Internal Medicine, a cirurgia de catarata foi associada à uma redução de 30% no risco de demência na população idosa.

A pesquisa foi realizada com 3038 pessoas entre os anos de 1994 a 2018, incluindo homens e mulheres com faixa etária a partir de 65 anos, sem demência no momento da pesquisa e com catarata.  

Dentro do universo da pesquisa, cerca de 45% das pessoas fizeram a cirurgia de catarata, e a pesquisa acompanhou o seu estado mental após a cirurgia.

Ao longo do processo de acompanhamento, a pesquisa identificou que o risco geral de demência foi 29% menor nas pessoas que passaram pela cirurgia de catarata, quando comparadas com as pessoas que não passaram pelo processo cirúrgico.

Assim, a pesquisa também identificou que o índice da diminuição do risco persistiu, pelo menos, ao longo da primeira década do acompanhamento pós cirurgia.
Outro ponto muito importante que foi identificado ao longo da pesquisa é que a perda sensorial (ou seja, o comprometimento da visão) é um dos fatores de risco para a demência, e por isso, a cirurgia de catarata influencia diretamente na redução do risco da doença.

Justificativas para o resultado

De acordo com os pesquisadores, a relação da cirurgia de catarata com a redução do risco de demência está diretamente relacionada com a entrada de maior quantidade e qualidade da luz através da retina pós cirurgia.

A partir dessa luz e da melhoria dos estímulos visuais, as células ganglionares da retina passam a ser mais bem estimuladas, influenciando diretamente nas funções cognitivas e no ritmo circadiano, o qual é responsável pelo sono.

Nesse sentido, o paciente que está com catarata enxerga as coisas ao seu redor em uma tonalidade amarelada, a qual bloqueia a luz azul. Por sua vez, as células presentes na retina são extremamente sensíveis aos estímulos dessa luz, o que afeta no círculo circadiano, e logo, na qualidade do sono, o que aumenta o risco do desenvolvimento da doença.

Alzheimer e demência são a mesma coisa?

Ainda falando sobre a pesquisa, cerca de 853 pessoas desenvolveram demência, principalmente o Alzheimer. Mas afinal, Alzheimer e a demência são a mesma coisa?

A resposta para este questionamento é não. Primeiramente, o Alzheimer é uma doença degenerativa que é muito comum em pessoas de idade. Embora a causa da doença seja desconhecida, ela ocorre quanto algumas proteínas do sistema nervoso central (SNC) começam a apresentar problemas, causando assim a perda progressiva dos neurônios.

A partir dessa perda, surgem sintomas como a falta de memória, dificuldade de acompanhar as situações e em formar frases, além de comportamentos mais agressivos, irritabilidade e até mesmo problemas nos estímulos visuais.

Já a demência é reconhecida como uma síndrome, e não como uma doença em si, já que é proveniente da perda cognitiva, e pode acontecer em qualquer momento da vida.

Além disso, a demência pode surgir a partir de um acidente que provoque a lesão cerebral, ou ainda, acidente vascular-cerebral.

Nesse sentido, esta doença possui poucas medidas preventivas. Porém, o risco pode ser diminuído a partir da melhora na qualidade e estilo de vida, alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Inclusive, os estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) reforçam essa teoria, demonstrando que existem vários fatores que influencial no desenvolvimento da demência, e os principais deles são a condição do processo de envelhecimento e o nível de escolaridade do paciente.

Vantagens da cirurgia de catarata

Nesse sentido, é importante dizer que a cirurgia de catarata pode permitir a reativação das células presentes na retina, reduzindo substancialmente o risco do desenvolvimento de demência.

Além da reativação das células e da redução do risco de demência, listamos algumas outras vantagens da cirurgia de catarata.

Melhora na qualidade de vida

De fato, a cirurgia de catarata melhora substancialmente na qualidade de vida do paciente, principalmente por possibilitar maior independência para realizar atividades rotineiras como caminhar, dirigir, ler, dentre outros.

Inclusive, estas atividades estão relacionadas com o bem-estar do indivíduo, e quando realizadas regularmente, podem influenciar no desenvolvimento de outras doenças, como por exemplo, o próprio Alzheimer e a depressão.

Melhoria nas funções cognitivas

Outra vantagem de realizar a cirurgia de catarata é a melhoria nas funções cognitivas, principalmente no sono.

Inclusive, o próprio estudo da JAMA Internal Medicine demonstra que os pacientes que passaram pelo procedimento cirúrgico apresentaram redução de 33% das chances de desenvolverem transtornos cognitivos e mentais.

Considerações Finais

Mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata, principalmente porque as células que formam o cristalino sofrem envelhecimento, ficando opacas e reduzindo o campo de visão, e uma das soluções é a cirurgia de catarata.

Embora ainda existam mitos e medos sobre a cirurgia de catarata e seus riscos, devemos dizer que com a tecnologia, os procedimentos se tornaram menos invasivos, mais eficazes e de recuperação muito rápida, sem afetar bruscamente a rotina do paciente.

Por isso, nós do Vista implementamos a mais alta tecnologia, junto com um corpo clínico especialista no assunto para lhe oferecer o melhor em cirurgia de catarata.

Assim, se você deseja saber mais sobre a cirurgia de catarata, renovar sua visão e melhorar a sua qualidade de vida, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas. 

Diferenciais do Vista Hospital da Catarata

Cirurgia de catarata em Taguatinga Vista Hospital. Melhore sua visão com cirurgia de catarata. Você sabia que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata? Visite-nos em Taguatinga.

O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp