Confira dicas de 9 exames oftalmológicos para fazer em Taguatinga no Vista Hospital da Catarata. Uma clínica completa para toda a família com excelência no cuidado da sua visão. O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Confira abaixo dicas de 9 exames oftalmológicos que podem ser realizados aqui no Vista:
A refração é o processo através do qual o oftalmologista mede o erro refrativo do olho, isto é, a miopia, hipermetropia e o astigmatismo do paciente. Isto pode ser feito de diversas maneira. Em muitas clínicas um aparelho chamado auto refrator é geralmente usado por um técnico para obtenção de uma estimativa do erro refrativo do paciente. O auto refrator utiliza um dispositivo de escaneamento muito sensível que estima as características de focalização do olho e imprime os dados para posterior avaliação pelo oftalmologista. Alguns auto refratores sugerem, mesmo, a prescrição dos óculos que deverão ser usados pelo paciente. Entretanto, na maioria dos casos, os dados são registrados no refrator manual para posterior refinamento pelo oftalmologista. A refração manual é a parte da consulta oftalmológica em que o oftalmologista pede ao paciente para indicar qual das lentes escolhidas está pior ou melhor.
Tonometria é a medida da pressão intraocular, isto é, a pressão existente dentro do olho. Ela pode ser executada com um tonômetro do tipo non-contact, às vezes chamado tonômetro de sopro, ou por meio de um tonômetro de aplanação acoplado ao aparelho chamado lâmpada de fenda. Em tal caso, o tonômetro é pressionado diretamente sobre o olho previamente anestesiado com gotas de colírio. A tonometria é fundamental no diagnóstico e tratamento do glaucoma. Através da medição da pressão intraocular de milhares de pessoas, a oftalmologia estabeleceu a faixa de normalidade para os valores da pressão intraocular. Quando o paciente apresenta pressão intraocular fora da faixa de normalidade, o oftalmologista realiza exames adicionais para diagnosticar a presença do glaucoma.
A espessura da córnea pode ser medida através de um aparelho chamado paquímetro. O resultado obtido é importante no diagnóstico e acompanhamento do edema de córnea e também no planejamento da correção visual a laser. A paquimetria pode ser também executada por meio da ultrassonografia.
Através desse exame é realizada a medição do grau da lente intraocular que será colocada no paciente que será submetido à cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento ântero-posterior do olho, para controle pós-operatório de glaucoma congênito.
As ondas sonoras de alta frequência, além da faixa de percepção do ouvido humano, podem ser usadas para criar “figuras de eco” da parte interna do olho e da córnea (Scan tipo B) e para obter medidas altamente precisas do olho (biometria usando Scan tipo A). A tecnologia utilizada é muito semelhante à do SONAR utilizada em submarinos. Mediante utilização da ultrassonografia o oftalmologista pode “ver” dentro do olho o que poderia ser impossível de outra forma devido a cicatrizes corneanas, catarata e hemorragias no vítreo. A ultrassonografia é também usada para medir a espessura da córnea, paquímetro, e para geração de vibrações de alta frequência na cirurgia de catarata.
A angiofluoresceinografia é um estudo fotográfico especializado dos vasos sanguíneos, da retina e de outros tecidos do fundo do olho. O corante chamado fluoresceína é injetado em uma das veias do braço e chega aos demais vasos sanguíneos do corpo, inclusive os do olho. O contraste possibilita que o oftalmologista execute fotografias de alto contraste da parte de trás do olho. Através deste exame os locais de vazamento dos vasos sanguíneos e outras anormalidades no fundo do olho podem ser vistas claramente. Dentre os muitos problemas oculares que podem ser investigados por meio da angiofluoresceinografia encontram-se a retinopatia diabética e a degeneração macular exsudativa.
Fotografia colorida do fundo do olho, importante na documentação de lesões e também do nervo óptico, utilizado nos pacientes com suspeita ou com diagnóstico de glaucoma (foto controle para comparação posterior).
Normalmente durante a consulta oftalmológica mede-se a acuidade visual central do paciente por meio de teste de acuidade visual. Mas, em alguns casos é importante medir-se, também, a visão periférica ou lateral. O teste é realizado por meio de um campo visual computadorizado no qual o paciente posiciona a cabeça numa hemisfera. Um ponto de fixação é usado para manter o paciente olhando para frente enquanto séries de pequenas luzes são projetadas na parte interna do bowl. Cada vez que o paciente perceber uma luz ele pressiona um botão e o computador “lembrará” em que ponto do hemisfério as luzes foram vistas e quão intensa a luz teve que ser antes que ela fosse detectada. Cada olho é testado separadamente. O resultado é impresso e fornece as informações que o oftalmologista precisa para diagnosticar perda de visão periférica em decorrência do glaucoma, por exemplo.
Microscopia especular– para contagem do número de células da córnea. Este exame permite a avaliação da saúde da córnea. É fundamental nas cirurgias de catarata e na correção visual a laser.
O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp.