Uma das principais causadoras de cegueira no país, a catarata é uma doença que a maioria da população já ouviu falar. Apesar desse conhecimento superficial, muitas dúvidas em torno dessa condição que afeta a região do cristalino ainda permanecem. Por isso, nós do Vista, especializados no assunto, escolhemos cinco pontos para responder as dúvidas mais comuns em torno da doença.
1 – O que causa a catarata? Não há um ponto único que explique a origem da catarata. A doença pode se desenvolver de maneira congênita ou adquirida. No entanto há uma causa mais comum detectado, que é a do envelhecimento do cristalino, essa classificada como catarata senil. Doenças sistêmicas, trauma ocular, tabagismo. Alcoolismo, uso de determinados remédios podem gerar alterações no organismo causam a catarata.
2 – Os dois olhos são afetados simultaneamente? Não necessariamente. É possível que a doença acometa apenas um dos olhos. As variações na origem da doença são determinantes para que isso ocorra. E mesmo quando ocorre nos dois olhos, em muitos casos, pode afetar de maneira diferente cada um deles, podendo estar em um estágio mais avançado do que o outro.
3 – Quais são os principais sintomas da catarata? Somente os pacientes podem detectar os sintomas, que podem variar de sensação de visão embaçada, sensibilidade à luz, alteração contínua no grau dos óculos, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e uma perda de brilho das cores. No entanto, vale destacar que somente um oftalmologista é capaz de dar o diagnóstico exato.
4 – Qual medida preventiva pode ser tomada contra a catarata? Nos casos de pré-disposição genética e envelhecimento do cristalino não há prevenção. Nos demais, há a possibilidade de se reduzir fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da catarata. Não fumar, evitar o contato com raios UV, equipamentos de segurança contra possíveis traumas, manter a diabetes controladas contribuem para uma prevenção, além das visitas frequentes ao oftalmologista.
5 – Há cura para a catara? O único procedimento eficaz contra a doença é a cirurgia. Neste procedimento, a lente natural atingida pela catarata é substituída por uma lente transparente e artificial. Essa prótese permite um melhor fluxo dos estímulos luminosos para o olho.
O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp. Se preferir visite nosso perfil no Instagram ou no Google!