Saiba mais sobre os sintomas iniciais de catarata
Mitos e verdades na oftalmologia

Os riscos da automedicação para a visão

A automedicação é uma prática que pode trazer uma série de riscos para aqueles que a fazem. Ingerir remédios sem a devida orientação médica pode desencadear problemas de saúde que variam entre: intoxicação (ingestão de doses inadequadas), dependência, alergia, alívio de sintomas que interferem no diagnóstico de uma doença mais séria, além da possibilidade de um aumento na resistência para a medicação.

Hoje trataremos das possíveis consequências dessa prática para a saúde dos nossos olhos. Uma das doenças que podem ser aceleradas por conta de medicamentos é a catarata. Quadro mais comum entre as pessoas com mais de 65 anos de idade, em sua forma senil, a catarata é uma das principais causas de cegueira reversível no mundo.

O quadro de catarata é definido pela opacidade do cristalino, uma lente natural que possuímos em nossos olhos que tem como função proporcionar o foco de nossa vista para diferentes distâncias. Esse quadro pode ser acelerado com o consumo de corticoides (utilizado em doenças como artrite, asma, alergias, anti-inflamatórios), remédios para acne com isotretinoia, colírios com corticoides e antidepressivos com inibidores seletivos de recaptação de serotonina e betabloqueadores (utilizados para controlar a hipertensão), podem colaborar para o aparecimento precoce da doença.

Outro problema de visão que pode ser impulsionado por conta da automedicação é o glaucoma, segundo maior causador de cegueira segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Neste caso os remédios ansiolíticos, utilizados para diminuir a ansiedade e remédios corticoides podem contribuir para os que já possuem uma predisposição da doença a desenvolverem o quadro.

Além dessas duas doenças mais graves, que podem levar a cegueira, o uso indiscriminado de algumas medicações pode causar efeitos colaterais que também podem chegar a infecções oculares, bactérias e fungos oculares. É importante lembrar que a catarata tem cura, basta o paciente realizar a operação. O diagnóstico tardio pode levar a pessoa a cegueira.

Por isso, só utilize medicação diante de prescrição de um médico especialista. Em caso de doenças crônicas que necessitem da utilização desses medicamentos é fundamental manter o acompanhamento oftalmológico para monitorar o estado e a saúde de sua visão.

Diferenciais do Vista Hospital da Catarata

Cirurgia de catarata em Taguatinga Vista Hospital. Melhore sua visão com cirurgia de catarata. Você sabia que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata? Visite-nos em Taguatinga.

Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp. Se preferir visite nosso perfil no Instagram ou no Google!