Cirurgia de Catarata

Você sabia que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata?

Isso ocorre porque as células que formam o cristalino envelhecem ao longo do tempo, assim como acontece com os cabelos e a pele. Quando essas células ficam opacas é o que se chama catarata senil. Na imagem abaixo está ilustrada como fica a visão de uma pessoa que começa a perceber esses sintomas:

Definição: o que é a catarata?

A catarata é a opacificação do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Como consequência, o portador de catarata terá dificuldade de enxergar com nitidez, e em alguns casos poderá até perder totalmente a visão. A doença é mais comum após os 50 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade. Saiba mais.

Como é feito o diagnóstico?

No Vista Hospital da Catarata, o paciente fará os exames oftalmológicos de rotina, inclusive o Aberrômetro – OPD SCAN III, a fim de identificar as possíveis irregularidades ópticas que estão prejudicando a visão. Por meio deste aparelho, é possível detectar a presença e o grau da catarata e definir a melhor lente a ser utilizada em caso de procedimento cirúrgico.

A imagem abaixo ilustra a anatomia do olho normal e do olho com sinais de catarata:

Sintomas

A maioria das pessoas com mais de 50 anos já tem catarata

Mesmo que ainda sem sintomas, a catarata é um processo natural do envelhecimento. A vista cansada ou dificuldade para enxergar de perto já indicam o envelhecimento do cristalino. Geralmente os sintomas iniciais da catarata são atenuados com o uso de óculos. Em casos mais avançados estão entre os sintomas a visão embaçada (como se estivesse em um ambiente cheio de fumaça), sensibilidade à luz, incapacidade de enxergar com pouca luz, visão com brilho, visão dupla, perda parcial ou total da visão. Em muitos casos, o portador da enfermidade pode ter dificuldades de distinguir cores, formas e até expressões faciais.

Tratamento

A remoção da catarata é feita através de uma cirurgia corretiva

Com as tecnologias atuais, a cirurgia de catarata é prática e segura, se realizado por profissionais capacitados. A Facectomia por Facoemulsificação é o método mais moderno de extração do cristalino. Hoje também temos a assistência do Laser para incisões e fragmentação do cristalino, em casos especiais. A anestesia é feita por colírio, associada a sedação leve. A retirada da catarata é realizada por uma micro incisão. A energia emitida pela caneta ultrassônica possibilita fragmentar e aspirar o cristalino opaco. Após este procedimento, é inserida a lente intraocular. Na maioria dos casos não há necessidade de pontos ou curativo. O tempo de recuperação varia de acordo com cada indivíduo. E, na maioria dos casos, a visão do paciente é totalmente reestabelecida.

Lente Intraocular

Essa lente, além de eliminar a Catarata, também corrige outras alterações refrativas, como Miopia, Astigmatismo, Presbiopia e Hipermetropia

Com o implante da lente multifocal, grande parte dos pacientes ficará independente dos óculos. Em muitos casos, a vista do paciente fica melhor do que era antes do surgimento da catarata. Isso porque as lentes multifocais permitem um melhor foco em curta, média e longa distância, tornando a visão mais nítida e as cores mais vivas.

Programa Agora Eu Posso

Se você já detectou a catarata, você pode participar do Programa Agora Eu Posso. Com ele, você terá acesso à cirurgia de catarata por um preço bastante acessível

Nossa meta é tornar as cirurgias de catarata acessíveis para todos, mesmo para quem não tem plano de saúde. No Programa #AgoraEuPosso, é possível receber tratamento médico da melhor qualidade e com condições que cabem no seu bolso. Agora você não precisa mais esperar, essa á a oportunidade que faltava para você voltar a ter uma visão saudável.