A catarata é uma doença que normalmente relacionamos aos idosos, mas esse não é o único grupo que pode portar a doença. Existem várias situações em que a catarata pode aparecer.
A catarata atinge o cristalino, a lente natural do olho, responsável por permitir que os raios de luz passem por ele e alcancem a retina no processo de formação da imagem.
Silenciosa e progressiva, a catarata vai tornando o cristalino opaco e deixando a visão embaçada, já que os raios de luz não conseguem alcançar plenamente a retina.
A principal queixa entre pessoas maiores de 60 anos é a dificuldade para enxergar. No estágio inicial da doença, o mais velho começa a enxergar embaçado. Conforme a catarata vai avançando, outros sintomas podem ser percebidos, como:
A principal causa da doença é o envelhecimento, por isso a catarata é considerada uma doença típica da terceira idade. No entanto, o aparecimento da catarata no idoso também pode estar associado a outros fatores:
Após perceber algum dos sintomas relatados acima, o idoso deverá procurar um oftalmologista de sua confiança. Esse profissional irá realizar uma série de exames para avaliar se há alguma lesão no cristalino, entre eles:
No teste é utilizada a Tabela de Snellen, composta por linhas com letras e números de diversos tamanhos e que deve ser lida pelo paciente a distância. Esse teste representa a capacidade que a pessoa tem de distinguir formas, tamanhos e cores.
O exame é feito com o uso de um aparelho chamado oftalmoscópio, que emite um feixe de luz no fundo do olho do paciente, permitindo que o médico avalie possíveis alterações na região. Geralmente o mapeamento da retina é feito após a dilatação da pupila do indivíduo com colírio específico. A pupila dilatada recebe o feixe de luz e proporciona que o oftalmologista perceba alterações nas estruturas do olho do paciente, como a opacidade do cristalino nos casos de catarata.
Através desse equipamento o oftalmologista consegue avaliar em detalhes toda a estrutura ocular do paciente, da córnea ao nervo óptico. Ele é de extrema importância para diagnosticar doenças relacionadas à visão, como a catarata.
Não existe tratamento medicamentoso para a catarata, a cirurgia é a única opção para idosos que tenham desenvolvido a doença. A cirurgia é um procedimento simples, feita sob anestesia local e consiste na substituição do cristalino lesionado por um cristalino artificial, conhecido como lente intraocular (LIO).
Dependendo do estágio da doença, a lente intraocular pode ser dispensada e compensada por lentes externas especiais em óculos ou lentes de contato a serem usadas pelos idosos. Por isso é importante procurar um oftalmologista ao perceber os primeiros sintomas da catarata.
O diagnóstico precoce evita que a catarata avance e ofereça maiores complicações, como a cegueira no idoso, pois direciona o paciente para a cirurgia ou para o auxílio visual adequado. A necessidade da cirurgia se dá de acordo com o grau de perda de visão do paciente e conforme a doença esteja interferindo na qualidade de vida do mais velho.
O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp.