2 de abril dia mundial de conscientização sobre o autismo
As chances de desenvolverem problemas de visão em crianças autistas são de 9%
A fotocoagulação panretinal é indicada nos casos avançados da retinopatia diabética, como a retinopatia diabética proliferativa, para prevenir o desenvolvimento de novos vasos anormais na retina, isto é, o tratamento não se destina à recuperação da visão.
Tratamento Fotocoagulação Pan-retinal em Taguatinga e Brasília

Abril Marrom é um alerta sobre doenças que podem levar à cegueira 80% podem ser prevenidos ou tratados.

Abril Marrom é um alerta sobre doenças que podem levar à cegueira.

Abril Marrom é um alerta sobre doenças que podem levar à cegueira.

Abril marrom combate à cegueira, o “Abril Marrom” mês de conscientização. A cor marrom foi escolhida simbolizando a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria da população brasileira. As sociedades brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e Sociedade brasileira de Diabetes (SBD) alertam a população sobre doenças que podem ser tratadas com prevenção e combate, evitando a perda irreversível da visão.

Segundo o IBGE, 3,4% da população com dois anos ou mais de idade tem muita dificuldade, ou não conseguem enxergar de modo algum, correspondendo a 6,9 milhões de brasileiros com deficiência visual, sendo 2,7% na população masculina e 4% na feminina.

Por volta dos 40 anos de idade, ocorre aumento significativo no percentual de pessoas com deficiência (32,4%), indicando os primeiros indícios do processo de envelhecimento (catarata) e, em consequência, alguma perda em suas funções visuais.

 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos problemas de deficiência visual podem ser prevenidos ou tratados. Conforme o primeiro relatório mundial sobre visão, divulgado pela OMS em 2019, 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual ou cegueira e, pelo menos 1 bilhão, são portadores de deficiência visual que, se tratada precocemente, poderia ter sido evitada.

Conforme a publicação “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cegueira atinge 1,57 milhão de brasileiros (0,75% da população), sendo que 74,8% dos casos poderiam ser prevenidos ou curados, se tivessem recebido tratamento apropriado a tempo.

Causas

O que mais causa cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e o diabetes (ou edema macular diabético – EMD).

Catarata

A catarata ocorre porque as células que formam o cristalino envelhecem ao longo do tempo, assim como acontece com os cabelos e a pele. Quando essas células ficam opacas é o que se chama catarata senil. “Você começa a ver a imagem mais enevoada, mais embaçada”. A remoção da catarata é feita através de uma cirurgia corretiva, e o paciente consegue recuperar a visão. Das quatro doenças mencionadas, a catarata é a que tem tratamento que mais assegura a regressão. As outras têm que ser feito acompanhamento preventivo.

Glaucoma

O glaucoma tem vários tipos e deve afetar 111,8 milhões de pessoas em 2040, segundo projeção da OMS. O glaucoma crônico simples representa 80% dos casos. Por isso, existe grande preocupação dos oftalmologistas e dos médicos em geral, em detectar precocemente a doença.

A degeneração macular relacionada à idade atinge as pessoas mais idosas, após os 60 ou 70 anos. 30 milhões de pessoas no mundo têm DMRI, estima a OMS atualmente. A doença tem duas formas: seca e úmida. Para a forma seca, é prescrito um composto de vitaminas para retardar a evolução. Para a forma úmida, o tratamento é com farmacoterapia intraocular que, muitas vezes, consegue controlar a progressão da doença.

Daí a importância da consulta periódica ao oftalmologista, dos 40 anos em diante, uma vez ao ano, para a prevenção e detecção, além de alterações de refração (“grau”), eventualmente, a catarata, glaucoma e sinais precoces da degeneração macular.

Diabetes

No Brasil existem entre 13 e 14 milhões de diabéticos e 95% dos casos de perda visual por diabetes são evitáveis ou tratáveis. O diabético precisa de uma avaliação oftalmológica anual ou semestral, que inclui exame da retina (membrana do fundo do olho), onde podem ser detectadas alterações imperceptíveis, que não afetam a visão naquele momento, mas que devem ser tratadas para evitar algum dano maior no futuro.

Diferenciais do Vista Hospital da Catarata

Cirurgia de catarata em Taguatinga Vista Hospital. Melhore sua visão com cirurgia de catarata. Você sabia que mais cedo ou mais tarde todas as pessoas terão catarata? Visite-nos em Taguatinga.

O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp.