O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Confira abaixo 5 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos que podem ser realizados aqui no Vista:
A catarata é a opacificação do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Como consequência, o portador de catarata terá dificuldade de enxergar com nitidez, e em alguns casos poderá até perder totalmente a visão. A doença é mais comum após os 50 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.
A cirurgia corretiva para a catarata é nossa principal especialidade, por isso temos uma página aqui no site somente para explicá-la melhor. Saiba mais!
Este tipo de cirurgia consiste na retirada do excesso das pálpebras com a aparência envelhecida. Na maioria dos pacientes, as mudanças são devidas ao excesso de pele e acúmulo de bolsas de gordura. As pálpebras superiores podem ser tratadas separadamente ou em conjunto com as inferiores. Para a cirurgia, o paciente recebe anestesia local e sedação venosa. Primeiramente, é feita a incisão no sulco palpebral superior e, na linha abaixo dos cílios, na pálpebra inferior.
São frequentes os hematomas e o inchaço decorrentes da cirurgia. Para maior controle, o cirurgião pode prescrever analgésicos e compressas geladas. Recomenda-se não utilizar maquiagem nos olhos durante o período de recuperação. E, para que a cicatriz fique menos visível, o uso do protetor solar é apropriado.
Consiste na correção do grau de hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia (vista cansada). O intuito é eliminar a dependência de óculos e lentes de contato.
Os sintomas que indicam sua necessidade são embaçada para longe, dor de cabeça, lacrimejamento (miopia); visão embaçada para perto, cansaço ocular, sensação de peso nos olhos, ardor (hipermetropia); visão borrada para perto e para longe (astigmatismo); redução progressiva da visão de perto por volta dos 40 anos, estabilizando em torno dos 60 anos (presbiopia).
Para a correção, existem duas técnicas cirúrgicas: PRK e LASIK. A anestesia é feita com colírios e o laser aplicado em uma camada profunda (LASIK) ou superficial (PRK) da córnea. A cirurgia dura em torno de 5 minutos, não sendo necessário ocluir o olho.
Há casos em que são prescritos óculos para dirigir à noite, uso de computador ou fazer leituras prolongadas. Se você tem em torno de 40 anos ou mais necessitará de óculos para leitura. Em relação à recuperação, o paciente recebe alta em um curto período após a cirurgia.
O glaucoma é uma doença representada pela atrofia progressiva do nervo óptico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, podendo levar à cegueira. Possui algumas variações:
Os sintomas do glaucoma, normalmente, não aparecem logo de início (assintomáticos). O surgimento de incômodos aparece quando o nível da doença já está mais avançado, comprometendo a visão periférica. Se não tratado, leva a perda progressiva da visão até a cegueira.
Entre os principais fatores de risco estão a idade acima de 35 anos, portadores de diabetes e o histórico familiar.
O Pterígio é uma doença que tem por característica uma membrana que recobre o branco dos olhos (esclera). Ela pode percorrer os olhos e comprometer a visão, se for em direção ao centro. Outra característica presente é o surgimento da membrana apenas em um canto do olho, podendo ser unilateral ou bilateral.
Os sintomas mais comuns ligados ao Pterígio são: sensação de ardência, olhos lacrimejantes, irritados, vermelhos e inchaço na região dos olhos. Já para os casos mais graves, o aparecimento de alterações visuais torna-se comum.
Caso o Pterígio não apresente sintomas perceptíveis, não há necessidade de tratamento. Se existir a presença avermelhada e irritada, o oftalmologista poderá prescrever colírios e pomadas para reduzir a inflamação e aliviar a secura. O Pterígio pode ser removido cirurgicamente se a visão ficar ameaçada ou por razões estéticas. Entretanto, a doença apresenta uma certa tendência para retornar, principalmente, entre os mais jovens. Os sintomas de secura e irritação podem persistir após a remoção. Radiação da superfície e medicamentos ajudam a prevenir a recorrência.
O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp.