O consumo excessivo de álcool por um longo período de tempo pode levar a uma série de problemas na saúde da pessoa. Desde o desenvolvimento do alcoolismo, que é a dependência à substância, até problemas específicos como doenças de fígado, problemas gastrointestinais, além de pancreatite para citar alguns. Hoje falaremos sobre uma parte não muito abordada, as consequências do consumo excessivo de álcool na visão das pessoas.
A primeira problemática na relação entre o álcool e nossa visão se dá logo no momento do consumo. Após a ingestão nossas capacidades de cognição, sensoriais e motoras são afetadas, tendo impactos diretos na nossa visão. Enquanto o álcool atua no nosso organismo passamos a enxergar com um campo de visão mais estreito.
O consumo crônico de álcool à longo prazo aumenta a chance de o paciente desenvolver a catarata, que é caracterizada pela opacificação da região do cristalino, a lente natural dos nossos olhos. Esse processo afeta gradualmente a visão do paciente, com o aumento dessa condição, sem a detecção e a cirurgia para correção, a doença pode levar a cegueira.
Outra doença que o consumo contínuo e excessivo de álcool pode trazer para a visão é a neuropatia óptica tóxica. Essa condição dificulta a percepção de cores e diminui o campo visual, afetando principalmente a capacidade de enxergar durante a noite.
É importante destacar que bebidas de procedência duvidosa aumentam o risco e a probabilidade dessas condições se desenvolverem.
Por isso, evite o consumo excessivo de álcool. Se beber, não dirija.
O Vista hospital da catarata conta com profissionais capacitados para oferecer os melhores tratamentos oftalmológicos de Taguatinga, com o uso de equipamentos modernos auxiliando na precisão no diagnóstico das alterações oculares, como a catarata, além de um centro cirúrgico de última geração para procedimentos seguros e precisos. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo WhatsApp. Se preferir visite nosso perfil no Instagram ou no Google!