Dia de combate ao glaucoma

Além do dia do oftalmologista, o mês de maio conta com uma outra data que ressalta a importância dos cuidados com a saúde dos nossos olhos. O dia 26 é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma, doença que pode levar o paciente à cegueira caso não tenha o tratamento adequado.

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão intraocular, que vai provocando lesões na região do nervo ótico. Essas lesões vão afetando a qualidade da visão que podem levar a cegueira irreversível. Há alguns tipos da doença, mas o glaucoma crônico e o glaucoma de ângulo aberto representam mais da metade dos diagnósticos. É mais comum que o glaucoma acometa pessoas que tenham a partir de 40 anos, mas é possível acontecer com pessoas de qualquer idade.

No início, o glaucoma pode não apresentar sintomas claros, mas com a evolução do quadro clínico o paciente pode sofrer com a perda da visão periférica, prejudicando atividades simples do dia a dia.

O diagnóstico da doença só ocorre diante de um exame oftalmológico detalhado. O médico mede a pressão intraocular do paciente, ou através dos exames do fundo de olho e campo visual.

Após o diagnóstico, o paciente deve começar o tratamento que é feito a base de colírios. Alguns casos específicos demandam uma medicação via oral, mais comuns em casos emergenciais. Há casos de glaucoma que estão ligados a alguns distúrbios, e nesses cenários um tratamento específico é desenvolvido para inibir a causa, tendo como consequência a diminuição da pressão ocular.

Nos casos crônicos não há cura, exigindo o uso constante dessa medicação para controle. Diferente da catarata, por exemplo, a cirurgia para o glaucoma é um dos últimos recursos no tratamento, mas pode ser necessária dependendo do contexto.

A maneira mais fácil de se prevenir contra o glaucoma é indo regularmente ao oftalmologista. Em caso de confirmação, o paciente precisa seguir os cuidados rigorosamente para obter melhora no quadro.

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top