Sete de maio é o dia do oftalmologista

No dia sete de maio é comemorado o dia dos profissionais de saúde que se dedicam para garantir a saúde dos nossos olhos, diagnosticando possíveis problemas que possam surgir e corrigindo da maneira mais adequada, é o dia do oftalmologista.

A data não foi escolhida à toa. No mesmo dia, em 1930, foi fundada a Sociedade Brasileira de Oftalmologia de São Pulo, mas apenas em 1968, através de uma lei de autoria do deputado Antônio Salim Curiati, a data foi oficializada como dia do oftalmologista.

Com mais de um milhão de pessoas cegas no país, o dia do oftalmologista também ressalta a importância da atuação do especialista ocular na saúde das pessoas. Consultas regulares à um oftalmologista poderia amenizar os números, já que mais da metade desses casos poderiam ser resolvidos com tratamento adequado ou condição revertida.

Uma das doenças que pode causar uma cegueira à longo prazo é a catarata. Sem o acompanhamento adequado, o paciente pode sofrer danos na visão, que poderia ser recuperada através de uma cirurgia. É importante destacar que, problemas como a catarata, glaucoma, entre outros quadros só são possíveis de serem identificados com um profissional experiente da área.

Além disso, a visita ao oftalmologista é fundamental para o acompanhamento da saúde ao longo da vida, podendo pedir exames preventivos, para iniciar o tratamento o quanto antes e ter resultados ainda melhores.

Há também a importância dos oftalmologistas para observar possíveis erros na vista, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, também facilmente revertidos com o uso de óculos ou lentes, porém possível apenas graças ao trabalho dos profissionais da área.

Por isso é fundamental que você tenha o hábito de frequentar o oftalmologista no mínimo uma vez ao ano, para consultas regulares. Em caso de qualquer problema de visão, busque um especialista imediatamente.

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top