Catarata causada pelo envelhecimento pode ser revertida com cirurgia

Com o avanço da idade a necessidade de cuidados com a saúde aumenta. Acompanhar e tratar possíveis problemas que venham aparecer é fundamental nos cuidados para uma longevidade com qualidade de vida. Uma das doenças que atinge em especial a terceira idade é a catarata. A doença que causa a opacidade do cristalino do olho, provocando no paciente uma visão nublada e embaçada, pode ter diferentes motivos de desenvolvimento, como traumas, questões genéticas e o envelhecimento. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a catarata é responsável por mais da metade dos casos de cegueira do mundo.

A chamada catarata senil é a forma da doença ligada a idade avançada dos pacientes. Em todos os casos a catarata se apresenta com os mesmos sintomas. A diminuição progressiva da visão, tanto para longe como para perto, indicam a possibilidade da doença. Outro ponto que pode fazer parte deste quadro é uma perda da qualidade da visão, com visão turva e distorção de objetos. A dificuldade de enxergar contra a luz também pode ser um indicativo.

Neste caso específico de catarata, três possibilidades podem ser identificadas. A doença pode aparecer na forma nuclear, atingindo o núcleo do olho, causando uma coloração amarela ou castanha. Em uma segunda possibilidade, a região cortical fica em forma de cunha e em volta das extremidades do olho e por último, a parte de trás da lente é prejudicada, se formando mais rapidamente, essa é conhecida como a catarata subcapsular.

Somente consultas regulares são capazes de prevenir a catarata senil ou identifica-la no começo de seu desenvolvimento. Usar óculos de sol, fazer uma dieta saudável, com vitaminais e mineiras, consumo reduzido de álcool e tratar problemas de saúde como glaucoma e diabetes podem prevenir o desenvolvimento da catarata.

Apesar de ser um problema grave de visão, a catarata senil, assim como todas as outras, tem cura através da cirurgia, que é segura e eficaz e pode ser feita logo que o diagnóstico comprovar a doença, impedindo um avanço e um agravamento do quadro. Marque sua consulta e saiba como está a sua visão.

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top