Os cuidados oftalmológicos e o Coronavírus

A pandemia de Coronavírus se tornou a principal preocupação mundial com relação à saúde e vem apresentando números crescentes no Brasil ao longo do mês de março. A doença, que apresenta uma alta taxa de letalidade, apresenta sintomas de uma gripe comum, no entanto, a atuação do novo vírus ainda é novidade inclusive para a comunidade médica, que vai aprendendo mais sobre a doença conforme o avanço da mesma.

O contágio do Coronavírus ocorre de forma direta. Se o paciente entrar em contato com um local infectado, e na seguida tocar uma das mucosas, seja o nariz ou a boca, o contágio é quase certo. No entanto, é necessário destacar que os olhos também podem ser uma porta de entrada da doença, através das conjuntivas, membrana que fica localizada atrás das pálpebras. Ou seja, o paciente pode estar de máscara, mas se a mão não estar devidamente higienizada e o mesmo levar a mão aos olhos, a infecção pode ocorrer da mesma forma.

Outro ponto de relação entre a atual pandemia está na associação dos sintomas com a conjuntivite. Especialistas avaliam que os sintomas como vermelhidão nos olhos, olhos lacrimejantes, sensação de areia nos olhos, coceira e possíveis secreções, aliados aos problemas respiratórios, febre, tosse e dor de garganta devem ser levados em consideração e considerados suspeitos. Ainda não há a confirmação, mas pode ser levado em conta.

A orientação é sempre manter as mãos higienizadas com água e sabão, sem a presença dos mesmos, a higienização com álcool em gel é indicada. O mesmo procedimento deve ser adotado para a prevenção da conjuntivite. A dica se estende para o não compartilhamento de maquiagens e toalhas de rosto. Não levar a mão os olhos com frequência e sem a higiene adequada evitam outros problemas oftalmológicas e ajuda no processo de recuperação de procedimentos cirúrgicos, como o de catarata por exemplo. 

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top