fbpx

6 mitos sobre a visão

Existem muitos mitos sobre a visão, passados de geração para geração, que não tem nenhum embasamento científico. Nada como a opinião de um especialista para saber o que devemos ou não fazer, certo? 

Pensando nisso, resolvemos desmistificar para você alguns deles, para acabar de vez com sua dúvida. Dá uma conferida:

1 – “Ler no escuro ou com pouca luz prejudica a visão”. Pode ser que gere um desconforto, e se você tiver alguma doença que causa comprometimento da visão noturna, é aconselhável um ambiente com a iluminação adequada. Por outro lado, única coisa que a falta de luz pode interferir na leitura é que você pode acabar tirando um cochilo.

2 – “Ficar muito próximo da televisão prejudica a visão”. Você pode até sentir dor de cabeça, mas sua visão não será prejudicada. Para uma experiência mais confortável, é recomendável uma distância mínima de 3 metros do aparelho.

3 – “Os olhos claros têm mais problemas que olhos escuros”. Em ambos os casos, devem haver os mesmos cuidados com a saúde ocular. E para se proteger dos raios UVA e UVB, que causam vários problemas oculares, como a catarata, o uso de óculos escuros é recomendável em dias ensolarados.  

4 – “Óculos de grau é mais eficiente que lentes de contato para corrigir a visão”. Há quem diga que os óculos são melhores, mas pelo contrário. Oftalmologistas dizem que, em alguns casos, a lente de contato é ainda mais eficiente.

5 – “Usar muitos dispositivos eletrônicos comprometem a visão”. Computador, tablet ou celular não vão te prejudicar, mas isso, apenas se você não tiver nenhum problema na visão. Caso contrário, pode ser que surjam sintomas como embaçamento ou dor ocular por fazer muito esforço visual. Mas fique atento, ficar muito próximo durante muito tempo a algum dispositivo eletrônico pode gerar um desconforto. 

6 – “Lentes de contato não podem ser usadas durante uma viagem de avião”. Devido a alteração da umidade do ar dentro do avião, pode haver modificação na qualidade da lágrima, podendo causar sintomas do olho seco. Mas não existe uma contraindicação para o uso de lente durante uma viagem de avião. 

Caso esteja com outras dúvidas sobre sua saúde ocular, não se contente com os mitos e procure um oftalmologista.

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top