fbpx

Cuidados após cirurgia da Catarata

Geralmente os sintomas iniciais da catarata são atenuados com o uso de óculos. Com a evolução da doença, começam a surgir: visão embaçada, como se estivesse em um ambiente com fumaça; sensibilidade à luz; visão com brilho; visão dupla; e a perda parcial ou total da visão. Então, a cirurgia corretiva é indicada, e, após ela, alguns cuidados são muito importantes de serem tomados!

A catarata é umas das doenças que mais causa cegueira no mundo, mas pode ser revertida. Seu tratamento é feito através de uma cirurgia corretiva, que com as tecnologias atuais é prática e segura, quando realizada por profissionais capacitados.

Mas e depois da cirurgia, quais cuidados devo tomar?

O repouso é muito importante após qualquer cirurgia. Também é essencial que você siga todas as instruções do seu oftalmologista. E, para que você tenha uma boa recuperação, preparamos ótimos conselhos para você:

  1. Evite coçar os olhos. Após a cirurgia, é comum que o paciente sinta uma sensação de coceira nos olhos. Resista à tentação e evite tocar na região para não atrapalhar a cicatrização.
  2. Evite entrar em piscinas. É importante evitar entrar em piscinas, banheiras, e até mesmo no mar para evitar infecções. É importante que o olho esteja muito protegido após a cirurgia da Catarata.
  3. Não dirija no primeiro dia. No primeiro dia de cirurgia, o olho ainda está em processo de adaptação da colocação da lente intraocular. Com isso, a visão pode ficar embaçada, dificultando a visão do paciente. Além disso, depois da cirurgia é necessário que o paciente use um tampão no(s) olho(s), para proteger a região.
  4. Cuidados com a cabeça. É importante que o paciente tenha bastante cuidado com os movimentos feitos com a cabeça no pós-operatório. Na hora de se deitar, não é recomendável que deite do lado que foi realizada a cirurgia. Caso tenha sido realizada nos dois olhos, indica-se que o paciente deite de barriga para cima, com a cabeça um pouco erguida.
  5. Utilize os colírios indicados. Depois da cirurgia da catarata, seu oftalmologista irá te receitar os medicamentos certos para sua recuperação, como colírios ou pomadas. E é muito importante lembrar sempre de aplicá-los de acordo com a indicação do seu oftalmologista, para que você tenha uma recuperação rápida e saudável.

Mantenha todos os cuidados necessários para ter uma boa e rápida recuperação. Caso surja algum incômodo, procure seu oftalmologista! O Vista Hospital da Catarata realiza avaliações e cirurgias de Catarata. Agende agora mesmo.

Gostou das dicas? Leia muito mais no nosso Blog, e siga-nos nas Redes Sociais (Facebook e Instagram) para receber conteúdos úteis para o seu dia a dia.

Top