fbpx

Os olhos claros são mais sensíveis?

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que os olhos claros são mais sensíveis. O que acontece, é que as pessoas com olhos claros têm menos pigmentação em uma camada da íris. E isso pode desencadear certa sensibilidade à intensidade de luz, justamente pela falta de proteção em relação a incidência da luz do sol.

Outro fator muito comum em relação aos olhos claros é a fotofobia. Muitas vezes as pessoas podem desenvolver sintomas como aversão à luz. Isso também acontece, porque a capacidade de absorção de luz é menor do que os das outras cores e causa reações de desconforto quando seus olhos são expostos a algum tipo de claridade, seja ela natural ou até mesmo a artificial.

Portanto, alguns cuidados precisam ser levados em conta, principalmente em dias ensolarados. O uso de óculos de sol com lentes de proteção UVA e UVB é muito recomendado, de preferência que sejam indicados pelo seu médico. Isso garante que eles tenham qualidade e sejam um aliado da sua saúde ocular. A exposição constante dos raios UVA e UVB podem causar problemas oculares como a catarata e outros tipos de lesões.

Nossos olhos são essenciais para comandar grande parte de nossas tarefas e a visão, provavelmente, é o sentido que você mais usa até o fim do dia. Não deixe que problemas de visão interfiram na qualidade da sua rotina. Cuide dos seus olhos e mantenha sempre hábitos saudáveis com eles, independente da cor. Fique sempre atento aos seus costumes e lembre-se de fazer exames regularmente para acompanhar sua saúde ocular.

Top